Rádios

Escutar Radio Fronteira FM Escutar Radio Cultura AM Escutar Radio Gaúcha

Clima

Prefeitura com dificuldades de encontrar empresas para obras de construção civil

Hits smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon
A definição e execução de muitos projetos, principalmente na área da construção civil, acabaram pegando de surpresa todos os são-borjenses que não se prepararam para tantos investimentos em um período tão curto de tempo... A repercussão deste problema acontece, principalmente na prefeitura de São Borja que tem dificuldades para encontrar mais empresas dispostas a tocar obras por aqui. Já as empresas do setor também encontram dificuldades para se adaptarem aos novos tempos, participarem de licitações e e encontrar mão-de-obra especializada para contratação imediata.
O secretário municipal de Planejamento, Léo Tatsch, reconhece esta dificuldade. Segundo ele, são poucas as empresas locais habilitadas a participarem de licitações públicas e, além disso, empresas de outras cidades, antes disponíveis para estes fins, também estão ocupadas com obras em seus municípios-sede. Assim mesmo, quando vencem licitações encontram aqui dificuldade de montar quadros de profissionais, incluindo até engenheiros, pedreiros, carpinteiros, eletricistas, entre outros, afirma Tatsch.
Uma das formas de se vencer obstáculos quanto a licitações de obras, seria a formação de consórcios entre as empresas locais aproveitando o bom momento, conforme o secretário Léo Tatsch. Ele prega também que as entidades ligadas ao setor promovam cursos de qualificação de mão-de-obra sob pena do colapso ser ainda maior nos próximos meses. “Em função da grande demanda de editais de licitação nos últimos meses, sentimos a necessidade de se pregar uma nova política no setor de construção civil que está bastante aquecido neste momento”, disse ele
INVESTIMENTOS
Léo Tatsch lembra que, pelo menos, R$ 15 milhões serão investidos em obras e projetos em São Borja, nos próximos meses, abrindo dezenas de oportunidades para centenas de profissionais. São cerca de 15 obras em andamento, entre elas a da rótula da rua Borges do Canto com avenida Júlio Tróis, a do parque esportivo General Vargas, de quadra esportiva em Nhú-Porã, a do horto florestal, de dois postos de saúde, além de várias outras na área de infraestrutura da cidade.
Já por começar existem outras 15 obras e o secretário cita entre elas a do Centro de Zoonoses, da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, Ciclovia, binário Centro/Passo, sinalização viária e turística, dos dois pórticos de entrada da cidade, entre outras. Quanto à complementação do projeto do Mausoléu Getúlio Vargas, praça XV de Novembro, a empresa local, Rak Engenharia, já está contratada para as obras.
OUTROS PROJETOS IMPORTANTES
Além das obras na área da construção civil, o secretário de Planejamento lembra que o município está prestes a realizar vários outros projetos fundamentais na área de gestão administrativa. Léo Tatsch destaca a elaboração de um novo Plano Diretor e de um Plano de Mobilidade Urbana. Ambos vão orientar melhorias na infraestrutura urbana e que também envolverão investimentos de grande monta num futuro bem próximo.
Também destacou que, um projeto de uma usina de etanol para Samburá está sendo delineado enquanto que para 2011, o município ainda receberá R$ 400 mil, via Consulta Popular do governo do Estado, para arranjos produtivos do leite com obras igualmente importantes. Ainda estão definidos para breve investimentos significativos na renovação da frota da Prefeitura, principalmente do transporte escolar, com a compra de 15 veículos novos. Outra obra será a da construção da Casa do Agricultor que tem parceria da Prefeitura.
Foto: Dilhermano Messa
Obras em andamento da rótula da Borges do Canto e do parque esportivo General Vargas
 


 

Banner